quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Máquina analógica ou digital?

Tive a curiosidade de ler hoje a respeito das vantagens da máquina analógica e digital, na verdade nem posso dar muita opinião a respeito da analógica porque a minha primeira máquina profissional foi digital. O que percebi é que cada uma delas tem a sua excelência específica e portanto não darei descrédito a nenhuma.

Conheço muitos fotógrafos que preferem a máquina analógica à digital. Cada um tem a liberdade de escolha. Só tem um probleminha, muitas marcas já não fabricam mais a máquina analógica.

Após verificar várias opiniões na internet, achei interessante o texto abaixo, que se encontra no site: www.colorfotos.com.br/digital_ana.htm que foi atualizado em 11/2008 e, portanto copiei algumas partes para você.

"O assunto mais discutido hoje na fotografia, entre os profissionais, é se o equipamento analógico ou a máquina digital é melhor. A questão é complexa, mas não se trata de preferência. Existem sim, diversos fatores a serem analisados. O mercado tenta empurrar a qualquer custo o equipamento digital, pois as grandes empresas estão ganhando dinheiro como nunca antes com a fotografia. Antigamente um sujeito comprava uma Hasselbald e a usava para o resto da vida.

Hoje, além de se atualizar a cada 2 anos, o fotógrafo que usa equipamento digital compra chips e outros acessórios que fazem a festa dos fabricantes. Por esta razão, os grandes fabricantes de máquinas fotográficas tentam nos convencer que a fotografia analógica está superada. Vamos abordar a questão por tópicos.

1) Qualidade (atualizado 11/2008)A qualidade das digitais melhorou de forma incrível nos últimos anos. Hoje já existem modelos no mercado, como a Hasselblad digital e a Canon D1 que se igualam às maquinas analógicas. O problema porém continua na hora de ampliar a foto: o processo a partir do negativo (ou cromo no caso do cibachrome), consegue uma maior profundidade de campo e tem maior capacidade de realçar áreas escuras.

2) Preço (atualizado 11/2008)O preço das máquinas de ponta varia, sendo que uma analógica dura para o resto da vida enquanto a digital fica ultrapassada em poucos anos (e quebra com mais facilidade). A vantagem no preço da digital é que não se gasta com filmes e revelação. As novas máquinas digitais, com grande capacidade de reprodução de cores e megapixels, atualmente estão muito mais caras que as máquinas analógicas.

3) Por segmento:

Jornalismo - a máquina digital é a mais adequada, pois o foto-jornalismo requer agilidade. Hoje um jornalista tira uma foto no Sudão, a manda por telefone celular para a redação no do jornal no Brasil, e em menos de uma hora a foto está publicada na versão on-line do jornal.

Publicidade - o cliente exigente prefere as máquinas analógicas, pois a qualidade é superior. O cliente com baixo orçamento prefere as máquinas digitais, pois não precisa pagar por filmes e revelação dos mesmos. As novas máquinas digitais já estão substituindo as máquinas analógicas também na publicidade. A Hasselblad digital é a preferida.

Moda - é o segmento onde a máquina analógica reina quase que absoluta. As grifes de renome dão valor absoluto à qualidade. (atualizado 11/2008) Também na moda o digital está começando a ganhar cada vez mais espaço.

Banco de Imagens - este segmento dá preferência a imagens analógicas, pois podem ser ampliadas para tamanhos maiores. Mas também este segmento está, aos poucos, se adaptando a realidade das máquinas analógicas.

Arte - artistas geralmente preferem a máquina analógica, pois é um processo de fotografia mais "puro". A fotografia digital é uma simulação do processo analógico e uma simulação nunca é o original.

Natureza - fotógrafos de natureza preferem as máquinas digitais, pois eles experimentam diferentes situações de luz ao longo do dia. No equipamento analógico, precisariam trocar o filme diversas vezes ou usar três máquinas ao mesmo tempo, enquanto no equipamento digital é possível se adaptar as diferentes condições de luz com o apertar de um botão.

Resumo: Se a questão é somente qual é a melhor máquina em termos de qualidade, a digital ou a analógica, a analógica é melhor, se olhando o processo inteiro, desde a captação, até a ampliação em papel fotográfico. A fotografia digital é uma simulação do processo analógico, e dificilmente uma simulação é melhor que o processo original. Mas, para fins de reprodução em catálogos comerciais, onde a imagem precisa ser digitalizada antes de ser impressa, as digitais estão começando a superar as analógico.

Quando a questão é praticidade, a digital ganha de longe da analógica. Não há filmes e revelação, o resultado é instantâneo. Outra vantagem é que a ASA pode ser trocada com um simples apertar de um botão, enquanto nas máquinas analógicas é preciso trocar de filme em diferentes situações de luz. Mas a qualidade da imagem ampliada em papel fotográfico infelizmente não é a mesma".

5 comentários:

  1. Muito legal a sua avaliação...eu particularmente tive q me render ao equipamento digital...mas sem me desfazer da minha boa camera analógica...questão de bom senso...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcello,
    eu queria ter tido uma câmera analógica, pena que a minha primeira DSLR foi digital.
    Pelo que estudei a analógica tem muitas vantagens que a digital não tem.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma Hasselblad analogica maravilhosa e não troco por nenhuma digital!!!!!!!!!! bj

    ResponderExcluir
  4. Baseado no texto e nos comentários, acabei de comprar uma Nikon 90s. Sou amador e espero aprender muito com ela.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Vc irá amar tirar fotos com a sua nova câmera. Quem sabe não será até um profissional como eu?
    Começei assim, pensando que iria ser apenas como hobby...
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir