quarta-feira, 25 de março de 2009

Pinturas rupéstres do distrito de Cocais MG

Moro atualmente em Belo Horizonte, mas sou natural do interior de Minas Gerais, Barão de Cocais. Essa cidade fica a 110KM de BH. Gosto muito de ir lá visitar a minha família e sempre aproveito para passear nos lugarejos mais próximos, pois possuem belíssimas cachoeiras e um sítio arqueológico.
Adoro passear em locais que retratam um pouco do passado, e no carnaval aproveitei que estava na região de minha cidade e fui, novamente, ao sítio arqueológico para buscar um pouco do que nossos antepassados nos deixou. O local fica no distrito de Cocais, que pertence a cidade de Barão de Cocais.
Datada de seis mil anos antes de Cristo, a Pedra Pintada, testemunho da arte pré-histórica, possui desenhos semelhantes aos das grutas de Altamira no norte da Espanha e Lascaux no sul da França. A arte rupestre é constituída por representações figurativas, pintadas ou gravadas em rochedos – quartzitos – ou paredes de cavernas. As pinturas representam animais da região e sistemas de contagem.
Abaixo algumas fotos que tirei do local.

6 comentários:

  1. Pinturas rupestres além de fonte de pesquisa acad~emica, são para mim uma paixão, junto com a fotografia, é claro. Gostei imensamente de suas imagens. Em meu Flickr há algumas fotos de Pinturas Rupestres. Ficaria feliz com sua visita.
    http://www.flickr.com/photos/franciscoferreira/

    ResponderExcluir
  2. Aqui na minha região é repleta de pinturas e sítios arqueológicos, tenho vários registros dessa arte e eu como professor de História e fotógrafo não perco um só momento.

    ResponderExcluir
  3. qual a técnica para fotografar inscrições rupestres que estão quase apagadas?

    ResponderExcluir
  4. Eu me considero uma pessoa privilegiada por ter tido a oportunidade de visitar este local quando estudava Artes na UFMG. Foi uma experiência maravilhosa. Emocionante...

    ResponderExcluir
  5. Sou professora de arte na escola pública de Belo Horizonte no ensino médio atualmente estou trabalhando arte rupestre e fiquei comovida quandoo vi as imagens rupestres em Cocais. Agradeço pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Nádia,
    se você pudesse ir com os seus alunos em Cocais, seria uma aula prática muito interessante. O vilarejo fico a mais ou menos 100km de BH.
    Quem sabe não dá para vocês irem?
    abraços,

    ResponderExcluir