quinta-feira, 23 de julho de 2009

A polêmica em torno dos paparazzi

Com o intuito de fotografar celebridades e ter fotos inéditas para que possam ser publicadas em revistas, os paparazzi, como são conhecidos esses fotógrafos, causam uma certa polêmica em torno do seu trabalho.
Se por um lado eles ajudam muitas pessoas a afirmar-se na alta sociedade e pertencer ao mundo das pessoas conhecidas, abrindo estas, as portas das suas luxuosas residências à imprensa e de sua vida particular, até aí tudo bem, inclusive a apresentadora Adriane Galisteu disse em uma entrevista: “No início da carreira, eles me ajudaram muito, precisava sair nos jornais e nas notas das colunas”. Mas por outro lado exageram as vezes em seu oficio, invadindo a vida íntima, quando, por exemplo, perseguem de carro alguma celebridade, assim como ocorreu com a Princesa Diana.
Na minha opinião é necessário separar as situações e não confundir vida privada com vida afetiva das celebridades. Resolvi escrever um pouco a esse respeito, por indignação, após ter visto a foto abaixo, tirada neste mês, da Gisele Bündchen fotografada em topless na piscina da sua casa com o seu marido. De acordo com noticias, o fotógrafo teria alugado um helicóptero só para vigiar a top model brasileira.
Trabalhar dessa forma pensando apenas no “furo” da reportagem e/ou fotografia eu acho inconcebível, é uma invasão do pouco tempo que a celebridade tem para ficar tranquilo com as pessoas que gosta. Torço para que a Gisele tenha processado esse fotógrafo.
E você! o que acha do paparazzi, dê a sua opinião.

5 comentários:

  1. Falta de respeito absoluto,se pensassem em fazer ao próximo o que gostariam que fizessem a sim mesmo não teriam essas atitudes grosseiras.

    ResponderExcluir
  2. Como em toda profissão, e também nas suas áreas de atuação, sempre existem os profissionais éticos e os nem tanto. Acredito que devem existir paparazzis que façam a coisa ser mais responsável. Mas abomino esse tipo de atitude como o dessa foto da Gisele.

    ResponderExcluir
  3. Clayton Zacarias - Maceió-AL27 julho, 2009 06:19

    Concordo inteiramente com o seu pensamento Sonia, isso não é furo de reportagem é puramente falta de ética.
    Parabéns pelo seu blog, simplesmente PERFEITO.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fui fotógrafo de jornal. Fotografei todo tipo de esportes, encontros politicos, enterros, e muitas tragédias... Sempre buscando o melhor ângulo, a melhor imagem, a melhor cena... E tudo em pb. E não era morbidez... Por detras da camera o fotógrafo se torna "uno" com o seu instrumento de trabalho. Não perde a sensibilidade das emoçoes, mas cria uma defesa momentânea contra os seus sentimentos e busca ser o melhor naquilo que está fazendo. A imagem, a fotografia que surgirá nascerá de um "insigth" relâmpago que ilumina a sua mente quando aperta o dedo no botão. Antigamente aquela imagem ficava gravada na mente para depois, no laboratóirio, fazer a revelação do filme e por meio de um ritual com os dedos e mãos, buscar as nuances, sombras e contrastes salvar o que viu.

    Um corpo sensual, um casal em pose indiscreta, um beijo roubado, um olhar assassino, uma vitima inocente, tudo fazia parte do meu cardápio, ou seja, a pauta diária, e inclusive, buscar fotos de impactos para as colunas social e primeira página...

    Os paparazzi não fazem senão cumprir o dever de trazer ao público o registro social de uma época... Escandalo? Permissividade? Falta de respeito? Invasão de privacidade? As cidades do mundo estão colocando cameras em todos os lugares, com a finalidade de "proteger" seus cidadãos, os satélites que giram ao redor do planeta utilizam de cameras com infravermelho e sensores de calor que invadem a privacidade de todos...

    E o Estado zela pela privacidade do cidadão... E os paparazzi com isso? Apenas antecipam o estado em que ficarão as coisas no futuro que não está tão longe assim.

    Sônia.
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. "Os Paparazzi não fazem senão cumprir o dever de trazer ao público o registro social de uma época"...
    SE TENTOU SER POÉTICO, SAIBA QUE NO MÁXIMO FOI PATÉTICO.
    Paparazzi são parasitas, meu conceito de jornalismo é bem diferente disso que vocês fazem.

    ResponderExcluir