quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como se tornar um Profissional?

Achei no orkut em uma comunidade de fotografia, 10 dicas bem legais de ajuda aos fotógrafos se tornarem profissionais, do internauta Fernando Fernandes de São Paulo.

Vale a pena conferir, são informações simples mas úteis:

"Dez conselhos que eu gostaria de ter escutado 20 anos atrás:

1- Estude. E estude sempre! Se na sua cidade não existe a possibilidade de fazer um curso, leia, forme um clube de discussão, entre na net, mas estude sempre!

2- Fotografia se faz com o cérebro, não com os olhos. Portanto alimente o seu cérebro: Poesia, música, pintura, cinema, literatura, história, boteco, amores... tudo isso torna a fotografia rica e ajuda a imprimir a sua identidade ao trabalho.

3- Administrar o seu trabalho é tão importante quanto a técnica fotográfica em si, mas nenhuma escola ensina isso. Corra para o SEBRAE mais próximo e você terá uma grande economia com Aspirinas no futuro.

4- Existem dois caminhos: Você pode se tornar um especialista (em moda ou fotografia de culinária, por exemplo) ou ser uma espécie de "clínico geral" e fazer um pouquinho de tudo. Os dois caminhos são válidos e tem vantagens e desvantagens. Como definir a melhor opção? Escute o mercado.

5- Se você pretende evoluir profissionalmente o seu equipamento também deverá evoluir junto.

6- Separe o seu trabalho pessoal do trabalho profissional. Se o trabalho pessoal é aquele onde você presta contas a você, no trabalho profissional quem manda é o cliente. Atenda as expectativas do cliente e não as suas. Ego não paga contas no final do mês.

7- Monte um portifólio e renove-o todo ano. Essa é a ferramenta básica para avaliar sua evolução profissional. E lembre-se de que um portifólio não é apenas um monte de fotos juntas. Ele deve ter um tema, um objetivo, uma linguagem clara e o mais importante: Começo, meio e fim.

8- Invista no seu marketing pessoal: Escrever corretamente, falar corretamente, se vestir de acordo com a ocasião e sorrir não vão causar nenhum tipo de prejuízo a você.

9- Seu concorrente não é seu inimigo. Muito pelo contrário. Agindo de forma ética e incentivando outros fotógrafos a trabalharem do mesmo modo, todos saem ganhando.

10- Às vezes as coisas dão errado. Tenha a humildade de avaliar onde VOCÊ errou".

9 comentários: