quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Entrevista com Sebastião Salgado

"Para fazer fotografia documental é preciso ter sempre a ‘vontade de ir’. E eu tenho." Sebastião Salgado.
Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo em 12 de setembro deste ano, Sebastião Salgado fala a respeito do projeto Gênesis e ainda comenta sobre a arte que tem como ofício.
"Em 2004, Sebastião Salgado anunciou que passaria oito anos fotografando lugares prístinos, ou seja, paraísos terrestres habitados por agrupamentos humanos cujos laços com a natureza são ainda primordiais. E que o projeto receberia o batismo bíblico de Gênesis. Pois a empreitada vai chegando ao fim. Prestes a embarcar em um navio para a Geórgia do Sul, contornando as Malvinas, Sebastião Salgado - Tião para os próximos - está quase no fim da série de 32 reportagens fotográficas por cinco continentes, numa geografia estranha aos roteiros turísticos convencionais. Longe disso: o economista que se bandeou para a fotografia aos 29 anos, hoje admite escalar a antropologia visual".
Gênesis estará concluído no ano que vem, onde serão feitas várias exposições de imagens pelo mundo.
Veja a entrevista completa no site do Estadão.

Um comentário:

  1. A arte de Sebastião Salgado me fazem ter orgulho de ser brasileiro, mesmo não sendo nacionalista e me classificando como cidadão do mundo.

    Apresentei alguns trabalhos na faculdade sobre Sebastião Salgado e hoje sempre que dou aula de fotografia Sebastião Salgado estar em pauta.

    Abraços

    ResponderExcluir