sábado, 9 de janeiro de 2010

Fotografando animais - mini curso de fotografia

O curso de hoje falará de fotografia de animais. Retirado do site da Canção Nova.

FOTOGRAFANDO ANIMAIS
Fotografar animais, seja seu cão de estimação ou um leão na natureza, exige tempo, paciência e sensibilidade. A primeira coisa a determinar é o que você quer transmitir sobre o animal que está fotografando.
Procure registrar imagens que captem o ambiente do animal, como esta, de um filhote de leão em meio à relva. Uma lente de 300 mm é suficiente para a maioria das fotos.
Foto: Robert Caputo
Foto: Joseph H. Balley
As flores e os insetos que o visitam dão ótimos temas para macrofotografias, como também as samambaias, arbustos de frutos silvestres e quase tudo o que cresceu no seu jardim.
Para captar insetos, é preciso velocidades altas. A vida silvestre na forma de esquilos, guaxinins, coelhos ou pássaros também pode ser fotografada em muitos quintais. Prepare-se com uma teleobjetiva numa boa posição e espere os temas aparecerem.
Nos casos de animais ariscos, talvez seja preciso manter um pequeno esconderijo. Procure colocar a câmera o mais baixo possível.
Procure chegar o mais perto possível do tema sem assustá-lo. Conseguir fotos próximas de animais silvestres é uma das partes mais divertidas e desafiantes da fotografia.
Foto: Chris Johns
Se você está atrás da primeira, procure fechar o mais que puder no animal – omita o fundo, já que não é um habitat natural.
Porém, se você quer passar a idéia de zôo, encontre uma composição que mostre um ou mais limites da área do animal e como o bicho se relaciona com elas.
Foto: Nathan Benn
Os guardas-florestais costumam saber o paradeiro e o habitat dos diversos animais. Tenha cuidado ao abordar certos tipos de animais cuja mãe pode estar por perto.
O início da manhã e o final da tarde costumam ser melhores para fotografar, pois os animais estão se movimentando em busca de água ou pastagem.
Há duas maneiras básicas de fazer fotos da vida selvagem: de um esconderijo ou por aproximação furtiva. A idéia é ser o mais discreto possível.
Os animais não devem notar, ou pelo menos, não devem ser perturbados pela sua presença, para que você possa registrar o comportamento natural deles.
Os automóveis são excelentes esconderijos. Esta cena tranquila é realçada pelas linhas da estrada e da cerca que desaparecem em curva na névoa e pela folhagem em cima.
Foto: George F. Mobley
Certifique-se de que não haja moedas, chaves ou qualquer outra coisa em seus bolsos que possam chacoalhar. E não use perfume, colônia pós-barba ou desodorante perfumado – os animais têm o olfato muito apurado.
Muitas fotos de vida silvestre acontecem por acaso, e é bom estar preparado. Usando o carro como esconderijo, mova-se lentamente até perto do animal. Não tenha pressa.
Um bicho nessa situação geralmente está acostumado com veículos, e você poderá conseguir fotos interessantes.
Muitos fotógrafos montam um esconderijo bem distante e o deixam lá por alguns dias, depois o levam mais perto por alguns dias, e assim por diante, até chegar ao ponto desejado.
Depois de uma longa e paciente espera, Michael Nichols conseguiu registrar a luta entre os cervos com a sua potente teleobjetiva.
Se encontrar um animal no caminho, pare imediatamente. Se ele o tiver visto, você pode se esgueirar até uma posição melhor. Se o viu, fique imóvel até que ele relaxe.
Não o encare. Contato visual é uma ameaça. Espere até que ele desvie o olhar, então erga a câmera e faça sua foto.
Sair num safári para o leste da África é o mais próximo do paraíso para o fotógrafo de natureza. A variedade, o número de animais selvagens e a amplidão das planícies são inebriantes. Quando estiver lá, levante-se antes de o sol nascer.
O início da manhã e o final da tarde propiciam a melhor luz e também são os períodos em que os animais estão mais ativos.

4 comentários:

  1. Oi Sônia Boa Tarde!
    Também sou fotógrafo e amo fotografar animais.
    Dentro de alguns dias estarei postando algumas imagens em meu ORKUT, gostaria de ter este contato profissional com você. Estou cursando o 2º semestre de fotografia na unip em campinas. Adorei as suas dicas, não havia percebido meus erros. Muito bem, parabéns e sucesso pra vc. Espero sua manifestação para podermos trocar informações. Obrigado!

    email: photomarino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada pelo elogio.
    Fazer o blog me ajuda muito aperfeiçoar meus conhecimentos, pois tenho que pesquisar bastante antes de colocar qualquer matéria.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia... Estou começando a trabalhar com fotografia e amo animais, que dicas de lentes você poderia dar para se fotografar animais?

    ResponderExcluir
  4. Bem Nena, a lente vai depender do tipo de animal e se vc estiver perto ou longe dele. Animais mansos que você estiver perto pode usar uma lente grande angular sem problemas o que te proporcionará pegar o corpo todo do animal. Se você estiver muito longe será necessário uma lente zoom. Cada caso é um caso.
    Bjs,

    ResponderExcluir