quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fotografando festivais, desfiles e esportes

Terminamos hoje o último capítulo do curso de fotografia. Espero que vocês tenham gostado e colocado na prática as dicas que foram transmitidas.
Hoje nosso tema é fotografando festivais, desfiles e esportes.
Retirado do site da Canção Nova.

Festivais, desfiles e esportes proporcionam fotos mais coloridas e dinâmicas, mas esteja você fotografando uma grande parada, o desfile da banda do colegial ou o time de futebol do clube, a localização é de suma importância. É preciso poder vê-los para fotografar.

Movimento, cor e extravagância: Jodi Cobb conseguiu registrar o espírito alegre do carnaval de Notting Hill.
Pesquise primeiro. Um dia antes, percorra a pé ou de carro o trajeto para encontrar pontos favoráveis. Esquinas são bons lugares de onde fotografar, pois nelas cada banda ou bloco se desvia do caminho, dando uma boa visão dos que vão a seguir.
Procure fotografar de dois lugares – um no nível da rua e um mais acima, como de uma sacada, janela ou arquibancada. Estando no nível da rua, procure ficar agachado ou até mesmo deitado para fotografar o grupo de balizas que se aproxima.
Foto: James Blair.
Foto: Judith Lange.
Se for uma feira do interior, por exemplo, tire fotos das barracas exibindo seus produtos ou do rodeio. Se for um comício, faça fotos dos políticos discursando e das pessoas portando cartazes.
Sempre procure detalhes isolados que traduzam a natureza do evento - a mão da criança no desfile segurando a bandeirinha, as esporas de um peão num rodeio, e assim por diante.
Mãos em torno de um carro alegórico. Em desfiles e festivais, procure ligar as atrações ao público.
A localização também é de suma importância nas atividades esportivas – é preciso que você tenha uma boa visão da ação. Se for um jogo da liga infantil, da segunda divisão ou do time local de futebol, você poderá se movimentar bastante.
Nos jogos da divisão especial, a não ser que você tenha um crachá da imprensa, terá de ficar limitado ao seu assento – mas poderá se esgueirar até a frente de vez em quando.
Uma dica há jogos noturnos com iluminação para a TV. Haverá bastante luz para um filme razoavelmente rápido.
Foto: George Mobley.

A utilização do panning (veja módulos anteriores) pode ser bastante eficaz para uma sensação de movimento à fotografia. O panning requer um certo número de tentativas com baixa velocidade de disparo e movimento da câmera junto com o movimento do tema.

Tirar várias fotografias é útil, nesse caso, para ter certeza de que o resultado será satisfatório. Foto: Keith Philpott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário