quinta-feira, 18 de março de 2010

O uso do monopé na fotografia

Estou assinando a revista Fotografe - Técnica & Prática, ela é muito interessante pois é bem didática e cheia de novidades. Um dos assuntos desta é sobre a utilidade monopé na fotografia. Reproduzi para vocês um pouco do assunto. Vejam abaixo.

O monopé fotográfico, similar ao tripé, é um acessório de sustentação utilizado para aumentar a estabilidade da uma câmera fotográfica, ele garante um enquadramento mais preciso, amplia a ação do estabilizador de imagens e ainda permite tomadas em ângulos bem ousados.
Um exemplo disso, são as panorâmicas bem do alto a mais de um metro acima do fotógrafo, dependendo da extensão da perna do acessório.
Uma das principais funções do monopé é substituir o tripé, quando possível.
Este acessório só não substitui o tripé na captura de imagens com longa exposição, mesmo assim, ele tem a vantagem de absorver o peso do equipamento e o tremor do fotógrafo no momento do disparo e garante a qualidade das fotos, quando apoiado, nas velocidades de 1/15s (com tele) e menores até 1/2 segundo com grande angular.
O monopé é um acessório quase essencial, simples, barato e fácil de usar.

3 comentários:

  1. barato nem tanto, os legais, firmes são carinhos, mas com certeza úteis, inclusive em viagens uma excelente opção, e você pode adaptar a cabeça do tripé dando ainda mais flexibilidade.
    valeu Sonia !!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que não é tão barato assim, aliás, o que é barato em fotografia né?
    Valeu pelo comentário Tatiana.

    ResponderExcluir
  3. Estou pensando seriamente na compra de um monopé.
    Quanto a estabilidade... Penso que algumas tiras de câmara de ar me ajudariam a fixá-lo no que fosse possível quando fotografia de longa exposição. Cercas/alambrados, estacas, cadeiras, etc.
    Alguém tem idéia melhor?

    ResponderExcluir