sexta-feira, 28 de maio de 2010

Truques para evitar os reflexos nas fotos

O texto abaixo retirei da revista Fotografe Técnica & Prática. Por Mário Bock.

Para evitar os reflexos em fotos de vitrine, óculos, garrafas, plásticos e superfícies brilhantes há vários recursos e alguns macetes fáceis de usar, que podem resolver o problema.
Mas atenção: em alguns casos, o reflexo deve ser mantido porque produz uma indispensável sensação de volume.
O primeiro recurso contra o reflexo é uso de filtro polarizador (circular), indicado com luz natural ou ambiente, para fotos de vitrines, vidraças, produtos não metálicos muito brilhantes, reproduções de porta-retratos, de rio e represas onde a água espelhada reflete a luz do céu.
Para fotos de produtos é indicado o uso de spray antireflexo, que deixa a superfície com acabamento fosco. Depois da sessão é removido com facilidade.
Nas fotos de vitrine com o flash, basta enquadrar em ângulo com o vidro - nunca de frente - o que faz o reflexo desviar para longe da câmera. Se você não se vir refletido no vidro, então a imagem captada também não terá reflexos.
Para anular a iluminação ambiente, que pode ser refletida no vidro, afine a exposição apenas para flash: ISO 100, velocidade máxima de sincronismo (1/160s, 1/200 ou 1/250s, dependendo da câmera), com menores aberturas do diafragma (f/11 ou f/16).
Nos retratos de pessoas com óculos, não é preciso mandar retirá-los. Rebata a luz do flash na parede, de forma que a luz venha da lateral. Nas fotos de garrafas, copos e afins, o reflexo pode ser bem vindo se for controlado. Com o flash dedicado ou do estúdio, rebata a luz em estreitos aparadores laterais.
Apesar de todos esses cuidados, algum pequeno reflexo sempre pode escapar. Neste caso, há uma solução: o milagroso carimbinho do tratamento posterior da imagem, como usar o photoshop, por exemplo.

5 comentários:

  1. Adoro teus trabalhos... curto cada um deles bem devagar.

    Abraço,
    Sérgio Paiva

    ResponderExcluir
  2. Brigadíssimo pelo elogio.
    Vou continar postando dicas legais para você e todos que me acompanham.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. estava a pesquisar no google o truque de tirar fotos em vitrine e vim dar aqui.
    muito util.

    ResponderExcluir