sábado, 16 de abril de 2011

Fotógrafo vence prêmio internacional de fotojornalismo

O texto abaixo foi retirado do site tvi24.
A mudança de rumo profissional, da construção civil para a fotografia, veio tarde, mas Nelson Aires voltou a colher os frutos dessa opção, ao conquistar este sábado um prêmio internacional de fotojornalismo, com a reportagem «Leandro».
«O principal é colocar, outra vez, nas primeiras páginas da fotografia, a história do Leandro, que me tocou bastante», realçou à Agência Lusa o vencedor do principal galardão do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora.
Depois de, já em 2010, ter «levado» para casa um primeiro e um terceiro lugares em duas das categorias a concurso na primeira edição do prémio, Nelson Aires foi, este ano, o grande vencedor.
O fotógrafo, de 36 anos, lembrou que as primeiras fotos que fez sobre o caso saíram publicadas no «jornal i», mas, mais tarde, regressou a Mirandela, já por sua conta. «Não me desliguei da história. Passaram-se 23 dias até à descoberta do corpo do Leandro e nem sequer foi uma hipótese, tive que lá voltar».
Na altura, ao acompanhar o funeral do rapaz, o fotógrafo freelance nem tentou vender as fotografias aos jornais: «Até porque não conseguia, foi tão denso que nem me ocorreu».
Nelson Aires foi também o vencedor da categoria Série de Retratos, com «Bairro da Estação», sendo premiados ainda Tiago Miranda, pela reportagem «Retratos de um Despedimento», e Daniel Rocha, com «Candidatos Presidenciais», no segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Na categoria de Notícias, o primeiro classificado foi Enric Vives Rubio, por uma reportagem sobre a Madeira, o segundo foi Nelson Garrido, com o trabalho «Papa pela TV», e o terceiro foi Carlos Palma, por «Kingdom of Empty Dreams».
O primeiro lugar na categoria de Vida Quotidiana coube a José Carlos Carvalho («Mãe entre Muros»), sendo ainda premiados António Pedro Santos («Campismo»), em segundo, e Augusto Brázio («Cova da Moura»), em terceiro.
Este último fotojornalista conquistou a categoria Ambiente, com a reportagem «Natureza», tendo o júri distinguido apenas outro fotógrafo, com o segundo prémio: Valter Vinagre, com o trabalho «Animais de Estimação».
Arte e Espectáculos foi outra das categorias que apenas teve dois premiados, com Artur Machado («Paredes de Coura») a liderar, seguido de Martim Ramos «Mais que a Vida», enquanto a categoria de Desporto teve um único galardoado, Leonel Moura, pela reportagem «Guerreiros do Norte».
Além de todas estas reportagens distinguidas, foi ainda atribuída a Bolsa Estação Imagem 2011 a Paulo Alegria, que propôs desenvolver um trabalho intitulado «Cultura Magra».

Nenhum comentário:

Postar um comentário