quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dicas para fotografar casais

Procurando assuntos sobre fotografia no site Fotografe uma idéia, me deparei com estas dicas abaixo que falam sobre fotografar casais. A explicação é bem clara e objetiva.
10 dicas criativas para fotografar casais
topo.jpg
Fotografar casais
é uma tarefa completamente apaixonante. É se envolvendo naquele clima de amor que o fotógrafo consegue captar imagens que irão contar mais que a história do casal; elas permanecerão na eternidade como o mais puro registro de sentimento.
Pode parecer fácil, mas fotografar casais requer um pouco mais do que só conhecimento técnico. Para se alcançar bons resultados, o fotógrafo necessita estar na mesma sintonia do casal. Foi pensando em como resumir esse processo que resolvi pesquisar sobre o assunto e juntar, num mesmo lugar, ótimas dicas sobre o tema.
E quero apresentar muito mais que dicas. Junto, trago o trabalho de um fotógrafo que entende muito bem sobre fotografar casais lindos e apaixonados. Confira as dicas e se inspirem em boas ideias fotográficas!
01.jpg

Planeje a fotografia

Tenha em mente qual equipamento é o melhor a ser utilizado, levando em consideração os lugares que forem fotografar. E se você já conhece o lugar pode ir planejando as cenas e os melhores lugares para servirem de cenários para as fotos. Mas se o lugar for desconhecido, procure observar bem todos os elementos que estão a sua volta e observe os detalhes do ambiente antes de começar a clicar.
fotografeumaideia.jpg
fotografeumaideia_1.jpg

Envolva-se!

Assim como conhecer o ambiente que irá trabalhar, você precisa conhecer o casal que irá fotografar. Como fotógrafo, você deve envolver-se com a história dos apaixonados descobrindo um pouco da personalidade de cada um. Essas informações irão servir parar criar um clima de mais sintonia entre você e os fotografados.

Fuja do tradicional

Foto pousada é coisa do passado! Agora, a tendência são fotografias dinâmicas e espontâneas. Tente fugir daquela mesmice, faça enquadramentos e ângulos inovadores.
fotografeumaideia_2.jpg
kels-jake_25_o_905.jpeg
fotografeumaideia_6.jpg

Incentive o carinho!

E nessas fotos espontâneas é interessante deixar o casal bem à vontade, relaxado. Deixe que eles namorem um pouquinho “à sós”; esses momentos românticos irão dar belas fotografias. Vale lembrar que cada casal é único, sendo assim, cada um terá sua maneira particular de demonstrar o amor um pelo o outro. Aproveite esses momentos!

Sequência de fotos

O mais legal desses ensaios de casais é brincar com sequência de fotos, montando uma pequena história. Pra isso você pode utilizar o recurso da câmera “continuous shooting” e capturar todo amor. Seja beijando, pulando, sorrindo, dançando, fazendo caretas... Não importa o que o casal faça, tudo ficará muito lindo e único.
fotografe_1.jpg
fotografe_2.jpg

Brinque com a luz

Fotografar em externas possibilita, além de belos cenários, a fotografia com luz natural. Preste atenção na luz de cada lugar e use-a ao seu favor. Cuidado com o sol muito forte, ele faz com que a fotografia perca muitos detalhes devido a grande quantidade de luz, além de os modelos espremerem os olhos, resultando numa expressão pouco agradável.
fotografeumaideia_3.jpg
fotografeumaideia_4.jpg
fotografeumaideia_5.jpg

Preto & Branco

O amor é lindo e deixa o mundo bem colorido. Que as cores expressam os mais diversos sentimentos, é verdade. Mas não tem coisa mais bonita e expressiva que uma fotografia em p&b. O preto e branco conseguem deixar a foto ainda mais charmosa. Pense nisso. Por mais colorido que seja o amor, ele também merece uma versão em preto e branco.

Não largue a câmera

Pra onde quer que seu casal vá, leve a câmera e fotografe. Acompanhe o casal de apaixonados, perceba a movimentação e clique. É nesses momentos que as mais espontâneas fotos irão acontecer!

Tente outra vez

Muitas vezes, o fotógrafo já vai para uma sessão de fotos com uma ideia na cabeça. E lá se foram algumas horas do ensaio e você ainda não conseguiu a bendita foto. Não desista, companheiro! Tente outra vez e quem sabe consiga. Outra coisa muito importante: jamais apague nenhuma foto. Opiniões mudam e quem sabe aquela foto que você não curtiu muito no LCD da câmera, você curta após descarregar as fotos no computador.

Esteja aberto a sugestões

Nós, mulheres, somos cheias de ideias. É comum adorarmos dar opiniões e sugestões. Isso também pode acontecer com os homens, mesmo os mais tímidos. Durante a sessão de fotos é importante que haja uma interação de todas as partes, isso irá ajudar a fugir clichê!
fotografeumaideia_7.jpg
fotografeumaideia_8.jpg
fotografeumaideia_9.jpg
Independente do que foi explorado nesse artigo, é importante e fundamental que você siga o seu coração. Fotografar com paixão é o grande diferencial de um bom fotógrafo, aquilo que é feito com amor sempre irá ser melhor!
Referência:

Eliane Terrataca

www.fosgrafe.com

Marcio Eugenio

Fotografias de:

Fotografar é uma ARTE! com: Gene Pease

2 comentários: