terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Dicas de livros relacionados à fotografia

Após apresentação irei semanalmente atualizar este blog. Pesquisarei várias coisas interessantes para você. Darei dicas de: livros, fotografia, fotógrafos, revistas, sites, fotos entre outros.
Observação: Copie as minhas dicas e coloque em uma pasta para sempre que precisar dar uma olhadinha.
A leitura de um bom livro lhe ajuda a crescer o vocabulário, ter mais conhecimento e crescer intelectualmente. Mas ela deve ser prazerosa, portanto escolha um bom livro que vai lhe dar vontade de ler sempre.
Crie o hábito da leitura, isso só vai lhe fazer bem.
1- Sintaxe da linguagem Visual
Autor: Donis Dondis (Um livro que recomendo para quem é amador na fotografia e também para os veteranos. Síntese do livro: "Donis Dondis resume os aspectos que envolve a comunicação visual, seja no design gráfico, seja nas artes plásticas. O autor trata de gestalt, semiótica, teoria da cor, perspectiva, alinhamento, tipografia, profundidade e muito mais, sempre mostrando exemplos".
2- Nas Sombras de um sonho: História e linguagens da fotografia de moda
Autor: Cláudio Marra (É um livro para quem se interessa pela área de moda, é muito útil para quem é design de moda, fotógrafo e até os leigos que querem conhecer um pouco mais desse universo. Síntese do livro: "este livro traz os fotógrafos, os modelos e as tipologias estilísticas mais importantes para o desenvolvimento da fotografia de moda, abrangendo um período que vai do final do século XIX ao início do século XXI, seguindo a perspectiva de que a "moda vive dentro da fotografia".
3- O novo manual de fotografia
Autor: John Hedgecoe. ( Este livro eu ainda não li, mas li o antigo, da mesma editora, Senac, era muito bom, então com certeza esse será ainda melhor, pois é atualizado. Dei uma olhada na internet e achei ele muito interessante. Recomendo-o como um livro de cabeçeira para todos os fotógrafos, principalmente os iniciantes pois é uma verdadeira aula teórica de fotografia.
Síntese do livro: "É um manual rico e detalhado, onde o autor explica o funcionamento de câmeras fotográficas, compara as características disponíveis nos diferentes tipos de câmeras oferecidas pelo mercado, aborda elementos técnicos, tais como lentes ou objetivas, exposições e profundidade de campo, bem como ajuda a escolher os acessórios corretos para cada necessidade. John Hedgecoe percorre todos os primeiros passos sobre como produzir retratos, fotografar cenas cotidianas, de arquitetura e da natureza".
4- A Câmara Clara Autor: Roland Barthes. Um livro que analisa criticamente as diversas fotografias visualizando com uma outra ótica as imagens. Síntese do livro: "Roland Barthes explora a diferença entre os processos de produção da imagem na câmara clara e na câmara escura (a fotografia). Na primeira, a imagem é copiada pela mão do homem, enquanto, na segunda, ela é reproduzida mecanicamente sem a interferência humana. Barthes procura mostrar que sem a intervenção pessoal e subjetiva do observador a fotografia ficaria limitada ao registro documental".
5 - Jogo dos 7 erros
Coquetel. Está no 4° livro sendo lançado semestralmente. São desafios fotográficos muito interessantes para treinar os olhos de quem gosta desta arte.
Síntese do livro: "Atenção. Observação. Raciocínio rápido. É o que você precisa para ser o vencedor deste desafio".

4 comentários:

  1. Seu Blog contribui para conclusão do meu Tcc.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, estava aqui desesperada pra encontrar algum livro que me ajudasse na minha monografia, e te achei. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. ola, boa tarde sou de Araçatuba interior de São Paulo, e estou no meu ultimo ano de faculdade, na qual curso jornalismo e meu tcc sera sobre fotografias, quero registrar os pontos turisticos da cidade em que moro alguns pontos turistico de Araçatuba, que esta sendo demulido por meios de novas instalações, e gostaria muito que vc me mandasse algum material de fotografia , que eu possa esta lendo para por em mminha monografia abraços... meu emal: edivaldoata@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi Edivaldo,

    tenho mais dicas de livros, anota aí:

    Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo – de Boris Kossoy

    Fotografia & história – por Boris Kossoy

    Realidades e ficções na trama fotográfica – por Boris Kossoy
    Sobre fotografia – por Susan Sontag

    A fotografia moderna no Brasil – por Helouise Costa e Renato Rodrigues
    Fotografia: usos e funções no século XIX – por Annateresa Fabris

    Novo manual de fotografia: guia completo para todos os formatos – por John Hedgecoe

    Fotógrafo o olhar, a técnica e o trabalho – por Senac
    A Câmera – por Ansel Adams

    Equipamento fotográfico teoria e prática – por Thales Trigo

    Desvendando a Fotografia Digital – por Equipe Digerati

    O fotográfico – por Etienne Samain

    8 X Fotografia – por Vários autores

    Proust e a fotografia – por Brassaï

    Curso de fotografia na sua essência – por Jorge Peter e Veronica

    A fotografia no Império – por Pedro Karp Vasquez

    Sociologia da fotografia e da imagem – por José de Souza Martins

    Abraços,

    ResponderExcluir