segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cartier-Bresson: O olhar do século 20

''FOTOGRAFAR É COLOCAR NA MESMA LINHA DE MIRA, A CABEÇA, O OLHO E O CORAÇÃO.'' Henri Cartier-Bresson (1908-2004)
O legendário fotógrafo Henri Cartier-Bresson, que viajou pelo mundo por mais de meio século capturando o drama humano com sua câmera, morreu no último dia 3 de agosto de 2004 (terça-feira), aos 97 anos, em l'Ile-sur-Sorgue, na zona rural de Vaucluse, região Sul da França.
Cartier-Bresson fotografou para as revistas Life, Vogue e Harper’s Bazaar e seu trabalho inspirou gerações de fotógrafos. Cartier-Bresson tornou-se um patrimônio nacional, embora fosse contra ser fotografado e dar entrevistas.
Enquanto sua fama internacional foi gerada por exibições e publicações pelo mundo todo, Cartier-Bresson ganhou reconhecimento por dois documentários que fez sobre assistência médicas às pessoas fiéis ao governo durante a Guerra Civil Espanhola e sobre prisioneiros franceses de guerra que retornaram para casa no final da Segunda Guerra Mundial.
Com seu senso particular de tempo e intuição, Carier-Bresson capturou a presença de lugares e culturas, diferente de William Faulkner e dos revolucionários chineses. Ele desprezou fotógrafos arranjados e ambientes artificiais e disse que os fotógrafos deveriam fotografar com precisão e de forma rápida.
Seu conceito de fotografia estava centrado no que ele descrevia como "o momento decisivo", o momento em que se evoca uma significância final de uma situação, onde os elementos externos ficam perfeitamente no lugar.
Cartier-Bresson fotografava com a Leica, a silenciosa das câmeras, trabalhando somente com filme preto e branco, e notavelmente sem flash. Colocar um objeto sob luz artificial, ele disse uma vez, era uma maneira certa de destruí-lo. Ele também era contra o corte das fotografias, dizendo que isso diluía o significado delas.
Texto retirado do site pitoresco. Abaixo algumas fotos do nosso mestre.

6 comentários:

  1. Cartier-Bresson e Sebastião Salgado, na minha opinião, são os "papas" da Fotografia.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, Sônia! Recentemente, li Henri Cartier-Bresson, O olhar do século - de Pierre Assouline. Acho que é uma leitura quase que obrigatória para os amantes da fotografia. Estou te adicionando no Flickr, ok? Um abraço, excelente luz e belos "clicks"! :)

    Thyrone.

    ResponderExcluir
  3. Cartier-Bresson tinha um olhar incomum, mesmo entre os grandes. E que poesia a obra dele. AMO!

    Parabéns pelo blog. Favoritei.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cartier-Bresson é um mestre, adoro seu trabalho, eu possuo diversos livros dele, que são para mim verdadeiras Bíblias. Parabéns pelo blog.
    Gil.Photo do Flickr.

    ResponderExcluir
  6. É fantástico começar a conhecer os encantos da fotografia Cartier-Bresson que é realmente um mestre!!!

    ResponderExcluir