sexta-feira, 1 de maio de 2009

Como fazer foto com efeito silhueta

Na área de fotografia, uma silhueta é definida como um esboço que pareça escuro de encontro a um fundo claro. Mais especificamente, é onde seu assunto aparece como uma forma preta lisa de encontro a um fundo mais brilhante. É uma expressão artística da fotografia que pode aperfeiçoar as suas imagens.

Este efeito pode ser conseguido com toda a fonte clara brilhante com o sol que é o mais comum. Primeiramente de tudo, você necessita certificar-se de que não há demasiada luz em seu assunto, mesmo se estiver refletindo sobre seu assunto a luz dispersa arruinará o efeito. Não use flash neste caso.

Se não houver bastante luz no fundo, seu assunto parecerá cinzento em vez do preto. Alguns fotógrafos focalizam em luzes artificiais, outros focalizam no sol por vezes do dia, as possibilidades são infinitas. Dessa forma, meça a exposição de trás do assunto principal, desconsiderando a luz que incide sobre o seu modelo e, em seguida faça o enquadramento e clique.

As fotos ficam super bacana. Veja abaixo algumas que tirei com esse efeito.

9 comentários:

  1. legal o blog! Vou acompanhar! =)

    ResponderExcluir
  2. Sonia gostei do seu blog....e obviamente do seu trabalho fotografico....exelente fotos e composicoes,moro do outro lado do mundo bemmmm longe do Brasil mas gosto de acompanhar trabalho de fotografos do Brasil.
    Tenho meu flickr gostaria que voce olhasse....e se tiver um claro gostaria de ver mais fotos suas ok ?
    Obrigado fica com Deus
    http://www.flickr.com/photos/4kaji

    Frank Kajimoto.

    ResponderExcluir
  3. Lindas essas fotos de contraluz. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog !!! estou acompanhando .. parabéns!!!

    Fernando

    ResponderExcluir
  5. oi sonia, gostaria de saber se é preciso manter o iso baixo também,sou novo na área e tenho uma d90, preciso aprender as manhas também para embaçar o fundo e deixar só o objetivo aparecendo. meu msn é olhovivo68@hotmail.com.adorei as fotos. meu nome é luis andrade

    ResponderExcluir
  6. Ola gostei muito do seu blog como faço para participar dele ?? Tenho uma canon g12 realmente nao tem como trocar as lentes dela ??
    Grato
    Bissolli !!

    ResponderExcluir
  7. Olá Bissolli!
    Desculpe a demora em responder mas a vida está muito corrida.
    A câmera canon G12 realmente não troca as lentes, apenas as câmeras do tipo DSLR.
    Obrigada por ter gostado do meu blog.

    Abraços,

    ResponderExcluir