quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dia mundial da fotografia

Ontem comemoramos o dia mundial da fotografia! Viva!
"A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constroi-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-Ias". Ivan Lima.
No dia 19 de Agosto de 1839 que se apresentou publicamente, na França, o instrumento que viria a revolucionar o mundo da imagem, o daguerreótipo. A caixinha escura que conseguia captar a realidade, inventada por Louis Jacques Daguerre, logo despertou a curiosidade de um mundo que até então conhecia apenas a pintura.
Graças ao avanço da tecnologia, a fotografia (analógica e digital) está hoje cada vez mais presente na sociedade e, apesar de muitos acreditarem inicialmente que ela iria substituir a pintura, a fotografia afirmou-se como uma forma de arte independente e em constante sofisticação.

3 comentários:

  1. e viva nois!!!
    hoje se discute o fim da fotografia, ou dela como conhecemos. Acredito que a fotografia será ainda por muito tempo a forma mais legítima, e poética ao mesmo tempo, de registro de um momento.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, eu nem sabia que havia um dia da fotografia.

    ResponderExcluir
  3. Viva, viva!
    E que bela imagem você coloca aqui!

    bjs

    ResponderExcluir