quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mini curso de fotografia - Fotografando a família

Há algumas semanas venho colocando para você uma sequência de dicas de fotografia. Bem, essas aulas vão se prolongar para mais algumas semanas, mas antes de continuar o capítulo de hoje, quero deixar você a par do que anda acontecendo na minha vida.

Como eu disse anteriormente me mudei para o Rio de Janeiro para trabalhar exclusivamente com fotografia. Já estou aqui há 3 meses e já fotografei alguns casamentos e festas infantis. Não divulguei as fotos no blog porque não tive autorização. Continuando, estou participando de uma equipe de fotógrafos e brevemente divulgarei o nosso site onde todos poderão ver as minhas fotos.

Estou amando tirar fotos de casamento e me sinto realizada com isso. Por enquanto só estou trabalhando aos finais de semana, mas não vejo a hora de trabalhar na semana também, pois, ficar em casa o dia inteiro... chega um momento que você não aguenta mais de inquietação.
Vou colocando você por dentro das transformações que estão ocorrendo na minha vida.
Hoje continuaremos com o mini curso de fotografia. Tirado do site da Canção Nova.

FOTOGRAFANDO A FAMÍLIA

Nossa família é o tema que fotografamos com mais freqüência. As fotos de família não são apenas o que mais temos, mas também as que tratamos com mais carinho. Fazer fotos da família é a melhor maneira de praticar as técnicas de pose e instantâneo.

O fundo escuro faz com que a roupa branca de batismo deste bebê se destaque, e a mão segura da mãe confere escalada. O flash é muito importante em recintos fechados, especialmente se o lugar é bem pequeno. Rebata o flash no teto para difundir a luz ou utilize um flash de preenchimento. Se até mesmo o flash rebatido distrair o personagem, tente usar apenas a luz disponível.

Em espaços abertos, preste atenção no ângulo do sol e nas sombras que ele está criando. O início da manhã ou o fim da tarde são ótimas ocasiões para fotografar nos dias ensolarados. Se as crianças estiverem correndo, você precisará de uma velocidade alta, de 1/250 ou mais.

Seja no dia do nascimento ou no aniversário alguns anos depois, capte a emoção do evento. No parto, a fotógrafa utilizou alto ISO e flash de preenchimento para iluminar o momento em que o pai mostra o bebê para a mãe.

Aniversários

As fotos-padrão são aquelas que todos nós gostamos: soprando as velas, abrindo presentes, um rostinho sujo com cobertura de chocolate. Esteja preparado para quando o momento chegar e dispare.

Soprando as velas: encontre uma boa posição. Se estiver em ambiente fechado, utilize a luz disponível, o flash de preenchimento ou um flash rebatido no teto.

Para captar a chama das velas, use velocidade baixa de obturação (1/30 ou menor). Tire fotos antes, quando as bochechas estão estufadas com ar e as velas acesas. Se for aniversário da vovó e tiver um monte de velas, elas podem proporcionar luz suficiente para uma boa foto dela e do bolo sem precisar usar o flash. Experimente fazer uma foto ligeiramente aberta que inclua outras crianças reunidas em volta do bolo. Suas expressões de ansiosa expectativa realmente traduzem “Feliz Aniversário”.

Abrindo os presentes: antecipe os momentos quando o papel é rasgado e o novo brinquedo aparece. A expressão da criança diz tudo. Depois da festa, faça algumas fotos da criança com todos os seus presentes amontoados ao redor dela.

As festas infantis são uma ótima ocasião para se fantasiar e escolher um papel a ser representado sem muitas formalidades.

Formatura

Assim como nos aniversários, você vai procurar pelas fotos-padrão – nesse caso, o formando recebendo seu diploma, a turma jogando seus chapéus para o alto etc. Essas fotos captam a essência da ocasião. Mas procure também por outros momentos – a expressão de orgulho no rosto dos pais.

Registre a alegria da formatura posicionando-se à frente dos novos formandos. Uma velocidade alta capta suas expressões e os chapéus no ar.
Casamentos

Em ocasiões como casamentos, você irá fazer tanto instantâneos quanto retratos, e a maioria dos momentos acontecerá em ambiente fechado. O interior das Igrejas é geralmente um tanto escuro. Use uma câmera com alta velocidade. Comece pelos bastidores que antecedem o casamento: a noiva sendo penteada, as damas de honra se arrumando, o noivo andando nervosamente, a noiva olhando por uma janela. Nas cenas internas, use um alto ISO e uma combinação de luz disponível e flash de preenchimento ao clicar a noiva.

Peça permissão antes de fotografar dentro da Igreja. Faça uma foto da noiva entrando e então dirija-se por trás até um dos lados do altar para acompanhar a cerimônia.

Nos bastidores do casamento, os melhores amigos e os parentes estarão com os noivos, oferecendo bons instantâneos.

A melhor hora para os retratos formais é geralmente logo após a cerimônia, seja na Igreja, seja quando as pessoas começam a chegar à recepção. A noiva com o noivo, cada um com os respectivos pais, a noiva com suas damas de honra, o noivo com seus padrinhos e acompanhantes e assim por diante. Ao fotografar em espaços abertos, tome cuidado com a luz. Se for no fim do dia, o sol baixo pode ser favorável, mas, se for no começo da tarde, será preciso posicionar seus personagens na sombra.

Utilize um flash de preenchimento se o fundo for claro. Na recepção, faça instantâneos enquanto os noivos cortam o bolo. Fique de olho nos momentos especiais: a noiva dançando com o pai, as lágrimas no rosto da mãe. Faça fotos com todos os personagens principais, incluindo o portador das alianças e a menina das flores. Como última foto do ensaio, não se esqueça do carro dos recém-casados indo embora.

Tenha coragem de ousar com novos enquadramentos, como esse dos noivos sozinhos, fotografados de costas.

Dias festivos

A maioria das fotos de festas será feita em ambientes internos, portanto você deverá utilizar a luz disponível, flash ou alguma combinação desses. No Natal, ascenda todas as luzes do ambiente e, é claro, as lâmpadas da árvore. Monte a câmera sobre um tripé ou outro suporte de câmera e use uma velocidade baixa (cerca de 1/8 em f/2.8) para que as luzes da árvore brilhem. Rebata o flash no teto para iluminar o resto da cena. Não perca a ocasião para tirar ótimas fotos.

Faça cópias das melhores fotos, arranje-as como num ensaio e envie a seus parentes. Tenha certeza de que eles as conservarão por muitos e muitos anos.

6 comentários:

  1. Oi
    Vc nem imagina como essa atitude de ser fotografa em tempo integral percorre meus sonhs,vamos ver se algum dia tenho essa coragem.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá Gisela,

    somente se você tentar é que tem a chance de conseguir,não é?
    A vida é passageira e estamos aqui para realizar os nossos sonhos! Vá em busca dele!

    abraços,

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blog. Visitarei outras vezes.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Obrigado pelo mail no Flickr. Belo blog esse que você mantem. Gostei muito das dicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelo elogio Alysson,
    visite sempre o meu blog.
    abraços

    ResponderExcluir