domingo, 29 de maio de 2011

Encontro com Alice, a Kombi que leva fotografia às comunidades - Blogs - Revista National Geographic Brasil

"Uma Kombi-casa chamada Alice, um punhado de câmeras digitais e paixão por fotografia. Eis as ferramentas usadas por Ines Calixto e Franco Hoff para levar a arte fotográfica a crianças de comunidades espalhadas pelo Brasil. Eles já percorreram milhares de quilômetros ministrando oficinas e ainda têm mais dois anos de estradas pela frente.
Semana passada, numa dessas boas surpresas de viagem, encontrei Alice e seus tripulantes estacionados no Porto de Corumbá, às margens do rio Paraguai. Coincidentemente, embarcamos juntos em uma expedição do Instituto Homem Pantaneiro para a região da Serra do Amolar, na fronteira com a Bolívia.
Ao longo das muitas horas no barco, conheci cada detalhe do projeto do casal de fotógrafos. Mas só fui mesmo entender o alcance do trabalho deles quando paramos em uma comunidade ribeirinha. Ali, pude ver o brilho nos olhos de uma menininha que pela primeira vez teve a chance de fotografar o mundo ao seu redor - e o fez de forma magistral, diga-se!
Naqueles olhinhos brilhantes ficou claro que Alice não é apenas um carro pitoresco em viagem pelo país. Sua lataria encerra os sonhos de quem teve a coragem de soltar as amarras e partir para ver o mundo com os próprios olhos. E insiste em acreditar que pode faze-lo melhor.
Nos próximos dois anos, muitas crianças de comunidades isoladas do Brasil terão a chance de conhecer a fotografia. A oportunidade já está a caminho, a bordo de uma Kombi chamada Alice.
Acompanhe a viagem de Alice pelo endereço www.historiasdealice.com.br".

Um comentário: