quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mini curso de fotografia - Paisagens

Estou aqui para passar para você mais um pouco do curso de fotografia. Desta vez falaremos sobre fotografia de paisagens. Retirado do site da Canção Nova.
PAISAGENS
O desafio em captar os detalhes essenciais de uma paisagem consiste em exercitar a paciência, reflexão e esforço físico. Muitas vezes nossas fotos de paisagens parecem insípidas e frustrantes. A cena simplesmente não encanta. Geralmente isso acontece devido à falta de um elemento ou tema central.
Quando olhamos para uma foto, nossos olhos pedem por algo que chame à atenção. Nas fotos de paisagens, o truque é compor a imagem de tal modo que, seja lá o que o tenha atraído, torne-se isso o centro de interesse.
Na imagem, o fotógrafo James P. Blair transmitiu tanto a vastidão da planície como o detalhe do que ali cresce. As grandes espigas de trigo acrescentam uma noção de profundidade a escala.
Uma dica: se for fotografar um local muito conhecido, olhe em cartões-postais ou livros para ver como outros fizeram e, sem imitar, ter boas idéias para suas fotos.
O QUE FOTOGRAFAR?
Fazer grandes fotos é, antes de tudo, um processo mental. Para começar, pense na natureza do lugar, aquilo que chamou sua atenção e fez você sentir que valia a pena fotografá-lo. Pense nos adjetivos que você usaria para descrever o lugar para um amigo: uma vasta campina, um deserto árido, uma floresta exuberante, uma montanha majestosa, e assim por diante.
As colinas levemente onduladas dão movimento à paisagem.
Se tiver tempo, procure voltar ao local da cena em diversos períodos do dia (ou até mesmo em diferentes estações), para ver como a mudança de luz o afeta.
Uma dica: levante-se cedo. Não apenas por causa da luz, mas também porque há lugares onde é preciso chegar antes da multidão.
Duas fotos da região de Mustang, no Nepal, ilustram a recompensa da espera. A imagem acima está aceitável, mas não muito dinâmica. “Enquanto eu pensava em como melhorar a foto, este garoto apareceu e jogou uma pedra em suas cabras, acrescendo energia e profundidade à imagem”. Diz o fotógrafo Robert Caputo.
A luz do amanhecer ou do final da tarde são geralmente melhores para paisagens, pois o sol baixo possui tons mais quentes e formas longas sombras, que dão profundidade e contorno à cena. Dias nublados podem ser bons para fotografar cenas em que a cor é importante, por causa do aumento da saturação da cor. Céus carregados podem acrescentar um tom dramático e, se você tiver paciência, talvez depare com deslumbrantes raios de sol irrompendo em meio às nuvens.
A sensação de tempestade acrescenta um toque dramático às paisagens. Foto: Judith Lange.
Elementos gráficos
Procure por elementos gráficos que você possa utilizar: um rio ou uma estrada sinuosa, uma sombra expressiva, o ângulo de um penhasco. Utilize-os para levar os olhos do espectador para dentro da foto.
O ritmo visual é importante numa fotografia: neste caso, ele é dado pelo desenho geométrico nas pedras.
Cachoeiras e rios
Para mostrar o borrifo de água no final de uma cachoeira, use uma velocidade rápida de obturação, congelando-o em pleno ar. Se quiser mostrar o fluxo de água numa queda ou num rio, utilize uma velocidade lenta de obturação, por volta de 1/8.
Florestas
As florestas costumam ser um pouco escuras. Utilize um filme de alta velocidade. Procure por raios de luz penetrando a copa das árvores. Procure por um centro de interesse – uma samambaia com uma luz expressiva, desenhos dos troncos das árvores, uma flor. Isso certamente enriquecerá a foto.
Na cena da floresta, a pessoa com um guarda-chuva acrescenta escala e estado de espírito. Foto: George F. Mobley.
Praias
As fotos de praia devem transmitir uma profunda sensação de tranquilidade, de um grande drama, de uma contemplação solitária ou de uma multidão de pessoas tomando sol. Praias e mar estão entre os temas mais fotografados, portanto você deve tentar fugir dos enquadramentos comuns.
Nas praias desertas onde não se encontram elementos de destaque, você pode jogar com as linhas, com os volumes e com o contraste das cores. Foto: Judith Lange.
Fonte: adaptado livremente do curso de fotografia National Geografic (Editora Abril).

Nenhum comentário:

Postar um comentário